Responsabilidade Corporativa

SUSTENTABILIDADE
A organização Mundial do Turismo, define “Sustentabilidade”, como aquela cujos resultados permitem melhorar a qualidade de vida da comunidade visitada, oferecendo ao visitante (turista) uma experiência de viagem única, de excelência, sem nunca colocar em causa a preservação da qualidade do meio ambiente.
Os recursos naturais, património cultural e outras atracções e facilidades para o turismo, são incorporados ao produto como atributos que se oferecem ao turista. Por esse motivo, devem ser promovidos aos turistas e visitantes o respeito pelo património natural e cultural da comunidade, para que estes possam ser preservados e valorizados.
Na TREK PORTUGAL temos consciência de que, a constante interacção com o meio social e ambiental para realizar as nossas operações turísticas e atingir resultados económicos positivos, só é possível se garantirmos um escrupuloso respeito pela sua integridade.
Para alcançar o desenvolvimento sustentável, a TREK PORTUGAL orienta-se por um modelo de gestão de Responsabilidade Social Empresarial, para que as gerações futuras possam usufruir do seu pleno direito de desfrutar de todo este património.

EMPRESA
A TREK PORTUGAL é um operador turístico que proporciona “tours temáticos” que vão além do conhecer, descobrir e explorar uma região.
Acreditamos que a riqueza das raízes da cultura local, das tradições ancestrais das suas gentes, da gastronomia, natureza e monumentos, irão estimular os sentidos através de sabores, cheiros e imagens – sensações únicas que certamente irão transformar a sua experiência de viagem em momentos inesquecíveis.

TURISMO RESPONSÁVEL
A TREK PORTUGAL procura marcar a diferença rumo a uma economia social, onde o bem comum e a cooperação são as bases. Damos prioridade ao trabalho em rede e à cooperação entre parceiros locais, tendo sempre presente o respeito pela a cultura e a natureza local.
Queremos ter um impacto positivo no território e nas comunidades locais onde trabalhamos. Por isso procuramos sensibilizar toda a nossa equipa, parceiros e clientes sobre a importância da preservação dos valores naturais e culturais presentes.

No desenho e construção das nossas viagens e experiências, procuramos sempre fomentar a economia das comunidades locais. Para isso seleccionamos cuidadosamente os nossos parceiros, tendo sempre como prioridade os produtores locais, que estejam de acordo com a nossa filosofia de turismo responsável e que de algum modo incluam/ participem em projectos ou actividades que contribuam para a sustentabilidade dos recursos. Procuramos informar o cliente sobre os seus costumes e tradições locais.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
O contacto e convivência com as comunidades locais, são a chave para a autenticidade dos nossos tours, que em simultâneo proporciona uma oportunidade de revitalização social, cultural e económica. Sempre com o objectivo de proporcionar experiências positivas para o viajante e a comunidade. Por cada um dos nossos tours, a TREK PORTUGAL contribui com 1 euro para várias associações / organizações que promovem intervenções, projectos e iniciativas destinadas à conservação de sítios naturais e culturais.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Ao desenvolver grande parte das nossas actividades em áreas naturais sensíveis e de elevada importância a nível de biodiversidade, como é o caso do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a nossa política de responsabilidade ambiental assume um papel de destaque.
Neste sentido a TREK PORTUGAL está empenhada em minimizar o impacto das actividades no meio ambiente, através da aplicação de uma série de princípios e acções que promovem a preservação das espécies fauna, flora como é o caso do manual de boas práticas de visitação dos espaços naturais, sensibilização e informação junto dos clientes.
Aliada á filosofia de Baden-Powell, (fundador mundial do movimento escutista), “Deixem este mundo um pouco melhor que o encontraram…”, que pretendemos transpor para os locais que visitamos, TREK PORTUGAL, desenvolverá ou participará em campanhas de plantação ou reflorestação de árvores autóctones, em parceria com outras associações, fornecedores, parceiros e clientes, contribuindo no apoio à biodiversidade, ao combate às alterações climáticas e no aumento da área florestal para o futuro.

Tailor Made Tour Company of the Year 2019
Book Now